Calouro Brasil na Virada da Saúde

Programação Completa

Dia 11/04, das 10 às 14h, tem "calouros" na Av. Paulista! Alunos de economia, administração, educação física, medicina de oito universidades ocuparão a rua com uma programação especial sobre o tema saúde. O projeto Calouro Brasil chega à Virada da Saúde com atividades educacionais, rodas de conversa, sensibilização, apoio à carretas médico- assistenciais, dentre outras atrações.


Conscientização a respeito de diabetes e saúde da mulher

EPM-Unifesp

LOCAL: Praça Oswaldo Cruz e calçada do Casarão (Av. Paulista, 1945)

 
  • A proposta dos alunos de Medicina da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) é abordar pessoas na rua para conversar a respeito dos temas de diabetes e saúde da mulher, ver o que elas sabem a respeito, tirar dúvidas, distinguir o que é verdade ou não sobre o assunto, ilustrando também através de materiais demonstrativos como modelos anatômicos do corpo humano. É interessante que eles saibam para onde a pessoa pode ser encaminhada para fazer prevenção, como é conduzido o acompanhamento no SUS e como é feito o controle.
  • Com relação à diabetes, os alunos abordarão o acompanhamento, tratamento, prevenção e complicações com enfoque no serviço oferecido pelo SUS. Em relação à saúde da mulher, abordarão questões como DSTs, fertilidade, gravidez, menopausa, osteoporose, câncer e mais. Além disso, divulgarão alguns serviços com uma abordagem diferente ao câncer que são de fácil acesso e gratuitos.
  • O diferencial é que os professores darão uma aula prévia aos calouros, para que possam ensinar mais do que a teoria básica que se obtém nos meios de comunicação tradicionais

Prevenção de doenças crônicas como hipertensão e obesidade

FMU Educação Física

LOCAL: a definir

  • Alunos de educação física da FMU realizarão avaliações como: Pesos e medidas, calculo de IMC e RCQ, a fim de “calcular” o nível de risco de desenvolvimento de doenças crônicas como Hipertensão, Obesidade entre outras.
  • Atividade de dança, com ritmos variados, objetivando a verificarão da mudança em índices (batimento cardíaco, etc) e explicação sobre os benefícios da atividade física e da mudança de hábito.

Campanha prevenção de acidentes e ações de primeiros socorros

Uninove

LOCAL: Calçada da Faculdade Cásper Líbero

 
  • Consiste na orientação da população circulante sobre as formas de prevenção de acidentes com crianças em casa como queimaduras, asfixia e choque elétrico. Além de demonstrar os primeiros socorros a uma pessoa quando essa perde o nível de consciência na rua.
  • Um grupo de calouros treinados apresentarão através de simulação com bonecos de tamanho infantil as técnicas e manobras adequadas para crianças asfixiadas, em choque elétrico e queimaduras.
  • Outro grupo apresentará os primeiros socorros em boneco de tamanho adulto as ações iniciais a uma pessoa com perda do nível de consciência na rua, como: disposição do público em uma emergência, chamar entidades de atendimento (SAMU, BOMBEIROS) e ressuscitação cardio pulmonar.

Campanha conscientização da Incontinência Urinária (IU)

Anhembi Morumbi

LOCAL: Vão livre do MASP

 
  • Alunos (calouros e veteranos) de Medicina e Fisioterapia da Anhembi Morumbi realizarão uma ação de conscientização no “Vão livre” do Masp, uma das atividades dentro do Calouro Brasil
  • A abordagem será dividida em 3 estações:
    • Estação com alunos de Medicina explicando a população através de imagens e objetos lúdicos a anatomia do aparelho urinário e as causas da IU.
    • Estação com alunos de Fisioterapia explicando exercícios que auxiliam na prevenção da IU.
    • Estação com modelos desfilando de fraldas a fim de diminuir o estigma causado pelo uso destas e atrair a público local de forma divertida.
    • Haverá ainda a presença da Bateria Cachorro Loko da Medicina Anhembi Morumbi tocando próximo às estações, animando e atraindo o público local.

Ação de conscientização de DST’s

FGV-Administração

LOCAL: Conjunto Nacional

 
  • Alunos (calouros e veteranos) de Administração da Fundação Getulio Vargas realizarão uma ação de conscientização sobre DSTs, com ênfase em HPV. Explicarão os sintomas, formas de prevenção e outras informações relevantes.
  • Distribuirão camisinhas doadas pela prefeitura

Ação de sensibilização sobre importância da primeira infância e seus impactos econômicos

FGV-Economia

LOCAL: Conjunto Nacional

 
  • Alunos (calouros e veteranos) de Economia da FGV realizarão uma ação junto ao público, especialmente mães, sobre a importância dos cuidados na primeira infância e os impactos na formação cerebral da criança e sua correlação na sociedade (economia, cultura e ética)

A importância da prática do exercício físico como prevenção de doenças cardiovasculares

Faculdade Santa Marcelina

LOCAL: Calçada do Shopping Veneza (Av. Paulista, 486) e calçada da Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509)

 
  • Alunos (calouros e veteranos) de Medicina da Faculdade Santa Marcelina realizarão atividades de sensibilização sobre o tema e demonstrarão exercícios que podem ser feitos com maior facilidade e sem custos, orientando como realizar de forma correta.

Quer ver tudo isso na prática? Aparece lá na Av. Paulista, dia 11/04!